fbpx

A Comunicação na Era Pós Digital

era-pos-digital

Elon Musk, empresário visionário, co-fundador do PayPal, CEO da SpaceX e Tesla Motors, descreve seu primeiro erro de liderança como uma falha de comunicação. Ele aprendeu uma lição importante: “A primeira suposição que fazemos é que outras pessoas se comportarão como nós. Mas isso não é verdade. Mesmo que eles se comportem como você, elas não terão necessariamente a mesma informação e conteúdo que você tem em mente.” Disse Musk.

Os dias de contar histórias através de pinturas rupestres acabou há muito tempo. À medida que mais e mais empresas adotam a tecnologia no seu dia a dia, comunicar-se através do tele trabalho, sistemas de suporte ao cliente on-line e treinamento via Webinars, virou rotina.

A reflexão a ser feita é: Nos negócios ou na vida pessoal, como melhorar e adequar a sua capacidade de comunicação nessa nova Era? Vejamos:

O que a comunicação parece na vida cotidiana? Uma pessoa usa palavras, linguagem corporal e pistas não verbais para que as pessoas conheçam os seus pensamentos e sentimentos. É um conjunto de fatores e há uma razão pela qual fazemos isso todos os dias: a comunicação é um componente valioso e necessário para construir e manter relacionamentos interpessoais, uma questão básica do ser humano.

Os especialistas em mídia social fazem um bom trabalho explicando a importância da escuta ativa. Os ouvintes ativos são atentos e empáticos, o que leva a uma conversa mais significativa. No mundo dos negócios, é possível fazer isso convidando os clientes a interagir e comentar através do envio de feedbacks.

Bem, os tempos estão mudando. À medida que a tecnologia se desenvolve e os estilos de comunicação convergem, as linhas divisórias entre a comunicação digital e a comunicação tradicional estão se dissolvendo, isto é, tornando-se uma unidade.

É fácil sentir-se incomodado com vasta interação digital. Afinal, quem quer conversar com um robô? Mas dê um passo para trás e lembre-se de que há outra pessoa do outro lado da web.

O desafio da boa comunicação proposto por Elon Musk é: colocar-se no lugar do outro e pensar como isso soa para ele, tentando compreender o que ele sabe, em qualquer que seja a forma de comunicação. Vamos colocar este exercício em prática? Você já está utilizando esta ferramenta poderosíssima no seu cotidiano. Experimente e verás como é instrumental para a boa vibe de seu trabalho ou de seu relacionamento pessoal.