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O “café nosso de cada dia”, servido por um robô!

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No Japão, um novo café onde os clientes podem desfrutar do serviço/produto feito por um robô barista, é a mais nova criação envolvendo tecnologia e empreendimento, chamada de Sawyer, estreou no Henna Cafe, em Tóquio. O nome da loja em japonês significa “café estranho”.

O robô de braço único digitaliza um bilhete comprado em uma máquina de vendas e cumprimenta o cliente, dizendo: “Você gostaria de um café delicioso?” Com uma tela mostrando um par de olhos de desenho animado, o barista afirma em um tom suave: “Eu posso fazer um melhor que os seres humanos por aqui.”

Ele mói os grãos de café, enche um filtro e despeja água quente em um copo de papel para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Uma xícara de café custa 320 ienes (US $3) e leva alguns minutos. O Sawyer também pode operar uma máquina automatizada para seis outras bebidas quentes, incluindo cappuccino, chocolate quente e chá verde com leite.

Os clientes, muitos deles jovens, tiraram fotos com seus smartphones enquanto esperavam na fila. O operador de café diz que os robôs podem aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, entreter os clientes.

Um ponto essencial é o aumento da produtividade, pois apenas uma pessoa precisa supervisionar o café robô, em comparação com várias pessoas necessárias em um café regular.

Takeshi Yamamoto, 68 anos, funcionário de um restaurante próximo da loja conceito, disse que sua primeira experiência com o robô café foi muito agradável, e que seu café feito por robô foi delicioso. Ele concluiu: “É muito rico e tem um gosto muito bom. Você também pode comprar café artesanal em lojas de conveniência e é bom. Mas aqui eu me diverti muito mais”.

A Era em que vivenciamos é cada vez menos sobre lojas (produtos/serviços) e cada vez mais sobre experiências. O momento é apropriado para o questionamento a seguir: Como posso proporcionar mais sensação de experiência nos clientes?