fbpx

Blockchain – Tendência Digital

BLOCKCHAIN

Don & Alex Tapscott, autores do livro Blockchain Revolution, trazem um conceito simples sobre o tema: “O Blockchain é um livro digital incorruptível de transações econômicas que podem ser programadas para registrar apenas transações financeiras, mas praticamente tudo de valor”.

Importante questionar: deu para entender?

Pois bem, em 2009 uma única pessoa ou um grupo de pessoas, não se sabe ao certo, ficou conhecido como Satoshi Nakamoto, o então criador da revolucionária tecnologia baseada em segurança, criptografia, descentralização e transparência.

É algo realmente incorruptível? Parece que sim. O bloco de dados da tecnologia Blockchain não está armazenado em nenhum local, o que significa que os registros que ele mantém são verdadeiramente públicos e facilmente verificáveis. Nenhuma versão centralizada desta informação existe para um hacker corromper, além disso, é hospedado por milhões de computadores simultaneamente e seus dados são acessíveis a qualquer pessoa na internet.

Blockchain é um mecanismo que levará todos ao mais alto grau de responsabilidade. Não haverá mais transações perdidas, erros humanos ou de máquinas, ou mesmo uma troca que não foi feita com o consentimento das partes envolvidas.

A rede Blockchain vive em um estado de consenso, que verifica automaticamente os códigos criptografados a cada dez minutos. Um tipo de ecossistema de auto-auditoria de valor digital.

Os métodos de segurança Blockchain usam a tecnologia de criptografia de bancos. A exemplo do expressivo Goldman Sachs, que acredita que a tecnologia Blockchain possui grande potencial, especialmente para otimizar compensações e liquidações, e pode representar economias globais de até US$ 6 bilhões por ano, evitando, portanto, diversas falhas e fraudes de sistema que ainda ocorrem.

Muitos consumidores não sabem quando, como ou onde utilizarão tamanha força tecnológica até que alguém mostre a eles. Mas aí vai um recado para os mais apreensivos, a tecnologia do Blockchain chegou para agregar segurança, atos de transparência e não corrupção a qualquer transação de valor, seja ela financeira ou não. Don & Alex Tapscott, sabiam do que estavam falando.