fbpx

Bitcoin – A Moeda Digital Mais Comentada Da Atualidade.

bitcoin

Bill Gates, CEO de uma das mais valiosas empresas de tecnologia do planeta, a Microsoft, e também um dos homens mais ricos do mundo, certa vez disse: “Bitcoin me deixa frenético por me mostrar o quão barato pode ser uma transação”. Mas o que poderia Gates, cuja empresa detém o famoso pacote Office, pode ter visto nesta tecnologia que tantos acham essencialmente efêmera, uma verdadeira bolha?

A pergunta de um milhão de dólares então é: O bitcoin é a moeda que irá transformar o sistema financeiro ou é apenas uma onda passageira?

No artigo anterior, a tecnologia blockchain, que está diretamente ligada a essa moeda digital, foi apresentada como revolucionária e segura, por ser baseada em criptografia, descentralização e transparência. Ou seja, em tese transformadora e positiva, mas a dúvida é elemento importante para o senso crítico de todos, por essa razão vou permitir que pensem a respeito depois de entender o conceito.

Simplificando, bitcoin é uma moeda digital, esqueça o papel e as moedas usadas para comprar balas com o troco. É descentralizado, ou seja, não há governo, instituição (como um banco) ou outra autoridade que o controle. Os proprietários são anônimos, então nomes, identidades fiscais ou números de segurança social não são utilizados, porque o bitcoin conecta apenas compradores e vendedores através de chaves de criptografia.

O valor de um bitcoin é determinado pelo o que as pessoas vão pagar pela moeda, como uma espécie de oferta e demanda de mercado. Desta forma, existe uma semelhança com o preço das ações.

Sem um governo ou autoridade central no leme, controlando a oferta, o valor é totalmente aberto à interpretação. Este processo de descoberta de preços é o principal motor de volatilidade no preço do bitcoin, que também convida à especulação (não hipoteque sua casa para comprar bitcoin) e à manipulação (daí a recente conversa de bolhas).

Por ser tão novo e descentralizado, ainda há muita obscuridade e muitas incógnitas sobre o futuro dessa moeda digital. Mas agora ficou fácil entender porque o Bill Gates e outros grandes nomes estão empolgados com a ideia do uso da tecnologia blockchain no sistema financeiro. Por outro lado, o bitcoin e as outras várias moedas digitais que o mercado apresenta (Ethereum, Ripple e Litecoin, dentre tantas), podem ou não causar tamanha revolução.

Saberemos, em breve, se mais uma vez trata-se de uma bolha como tantas outras ao longo da história econômica global, ou se de fato Gates, mais uma vez prova sua visão inequivocamente clara sobre tecnologias que vieram para ficar. Alguém aqui não tem um pacote office em sua máquina?